» Grêmio se une ao CTE-IRB para apoiar a campanha “Fora da Escola não pode!”

 

O Grêmio se une aos Tribunais de Contas e ao Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) para apoiar a campanha “Fora da Escola não pode!”, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no enfrentamento à evasão escolar. A iniciativa consiste na disponibilização de materiais e orientações para que Municípios e Estados possam montar suas próprias campanhas de comunicação, visando combater o abandono e a evasão escolares. São diversas peças gráficas, vídeos, textos, spots e jingles, para contribuir com o trabalho de mobilização e de engajamento de toda a comunidade escolar, gestão pública e mídia.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2019 (PNAD Contínua), o Brasil possui 1,5 milhão de crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola e a projeção é de que esse número cresça em razão do agravamento da crise financeira e da possível perda do vínculo de muitos alunos com as escolas, provocada pelas medidas de isolamento necessárias para o combate à pandemia da Covid-19.

Entre os conteúdos disponibilizados está o Guia Busca Ativa Escolar em crises e emergências. A publicação apresenta uma série de orientações e recomendações que objetivam ajudar Estados e Municípios a prevenir e a mitigar situações de abandono e de evasão escolares. Para mais informações, acesse https://buscaativaescolar.org.br/.

A campanha é uma ação do Unicef que conta com o apoio dos Tribunais de Contas, por meio do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, entidade que congrega os TCs brasileiros.