Page 61 - TodosNaEscola
P. 61
ainda não matriculadas na educação básica. Essa Para outros, levantamento de dados em sistemas
situação atípica causada pela pandemia trouxe informatizados, ou contato mais frequente com
um desafio ao processo e um exercício de reflexão famílias e vizinhos da região, utilizando meios
a todos e cada um dos envolvidos na estratégia disponíveis (telefone, e-mail, entre outros), podem
em seu Município e Estado. Por isso, é necessário ser maneiras de contornar a dificuldade de ir a campo
que sejam estudadas novas formas de viabilizar e e manter constante diálogo com a comunidade,
intensificar ações de busca ativa nesse momento de buscando diagnosticar as situações de exclusão e
isolamento social. oferecer o apoio necessário para reverter a situação.
A depender da realidade e dos protocolos de Já a identificação daqueles estudantes em risco de
segurança adotados pelas autoridades sanitárias evasão ou abandono precisa contar com o apoio
de cada Município e Estado, a busca presencial fundamental da equipe escolar. Isso porque, mesmo
daquelas meninas e meninos excluídos do sistema nesse período de fechamento das escolas, de
pode ser realizada pelos profissionais de campo, ensino remoto e/ou híbrido, como vem ocorrendo
mesmo que em menor grau, priorizando aquelas em tantas redes de ensino no país, os docentes têm
localidades com famílias em situação de maior condições de realizar o acompanhamento da situação
vulnerabilidade social, desde que respeitadas as de cada estudante, por meio do monitoramento da
regras de saúde impostas àquela comunidade. entrega e devolução das atividades e da participação
61