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e autonomia sobre os dados nominais que geram, Cadastro dos pais, mães ou responsáveis no
cabendo somente a eles o fornecimento a terceiros, sistema de ensino
de acordo com a lei. A comunicação entre as famílias e a comunidade escolar é peça-
chave para garantir a manutenção do vínculo com o estudante.
Para isso, é necessário ponderar a realidade familiar de cada
Nesse período de mudança de gestão municipal, estudante quando da formação de seu cadastro no sistema,
como forma de ampliar as chances de manter um canal de
as necessidades se acentuam, visto que o risco
diálogo ativo com a família mesmo em situações adversas.
de abandono escolar cresceu, dado o contexto
Famílias cujos responsáveis trabalham em empregos ‘fixos’,
de pandemia que afetou a rotina educacional, e que garantem maior estabilidade no endereço de residência,
que os casos de meninas e meninos que estavam é uma situação diferente daqueles que possuem empregos
itinerantes, sazonais ou incertos. Neste último caso, é
sendo acompanhados pelas gestões anteriores imprescindível que os gestores escolares solicitem não apenas
que implementaram a estratégia precisam ter o endereço e telefone da família naquele momento, mas que
expanda, no limite das possibilidades, o cadastro para outros
seguimento. familiares da criança, empregadores dos familiares, vizinhos
conhecidos. A perda de vínculo da criança com a escola, aliada
à dificuldade de acessá-la em um endereço fixo, inviabiliza o
A estratégia da Busca Ativa Escolar contribui, sucesso no processo de busca ativa.
portanto, para essa continuidade, fortalecendo
Vale destacar que, no formulário de pesquisa da Busca Ativa
os princípios de transição republicana e de Escolar, há um campo para o preenchimento de informações
de contato das famílias de cada criança e adolescente
cooperação, bem como as estratégias de Estado
identificados e que pode auxiliar ou ser cruzado com o
que vão além do governo. cadastro das escolas.
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