Page 72 - TodosNaEscola
P. 72

perda de vínculo. Com esse intuito, à rede de proteção                      É preciso, ainda, garantir os recursos necessários para

                  compete,  além  de  identificar  e  trazer  o  estudante                    que  a  escola  promova  a  aprendizagem.  Aspectos

                  de volta à escola, a função de levantar as causas da                        como  fornecimento  adequado  de  alimentação  aos

                  sua  exclusão  e  encaminhá-lo  para  atendimento  nos                      estudantes,  transporte  escolar  e  segurança  sanitária,

                  diversos serviços públicos, diminuindo, assim, as                           por  exemplo,  são  fundamentais  para  estimular  a

                  chances de reincidência.                                                    permanência  do  vínculo  com  a  escola.  Para  além

                                                                                              do atendimento aos protocolos de segurança

                  Por  outro  lado,  independentemente  da  causa  que                        nesse  período  de  pandemia,  deve-se  ter  presente  a

                  levou  aquele  estudante  a  evadir,  a  qual  deve  ser                    importância  de  disponibilizar  banheiros,  esgoto  e

                  identificada e sanada, é necessário que, no seu retorno,                    água potável a todas as escolas, condições básicas que,

                  ele se sinta estimulado a permanecer na escola. E esse                      infelizmente, ainda não são encontradas em todos os

                  estímulo surge com acolhimento e com um plano de                            estabelecimentos educacionais.

                  aprendizagem  que  leve  em  conta  o  seu  perfil,  suas

                  habilidades,  suas  competências  e  suas  dificuldades.                    Nesse período de isolamento social, em que as aulas

                  Muitas  vezes,  são  estudantes  que  passaram  um                          presenciais não foram plenamente retomadas em

                  longo  tempo  fora  da  escola,  estão  em  situação de                     muitos  Municípios,  é  necessário  reavaliar  se  e  como

                  atraso  escolar  e/ou  distorção  idade-série  e,  por  isso,               as escolas podem funcionar presencialmente, se não

                  precisam de um currículo adequado, que garanta sua                          para  aulas,  devido  ao  cenário  de  pandemia  ainda

                  permanência e sua aprendizagem.                                             existente, mas para receber as famílias e os estudantes




                                                                                                                                                            72
   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77