Representantes do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação no Brasil (Gaepe-Brasil) participaram, na manhã do dia 16 de julho, de uma audiência no Ministério das Comunicações (MCOM). O objetivo da reunião foi manifestar apoio à inserção da oferta de internet rápida para as escolas públicas no edital que prevê a implementação da tecnologia 5G no Brasil.
Participaram do encontro representando o Gaepe Brasil, o presidente do Comitê Técnico da Educação do instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, a presidente executiva do instituto Articule, Alessandra Gotti, e a assistente técnica do CTE-IRB, Viviane Grosser. O MCOM foi representado pelo Diretor do Departamento de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos em Telecomunicações, Pedro Lucas da Cruz Pereira Araújo.
Na reunião, o diretor procurou demonstrar que a inclusão dessa contrapartida no edital implicaria atraso no cronograma estabelecido, mas ouviu com atenção as ponderações e reivindicações apresentadas, juntamente com a Manifestação n° 01 do Gaepe Brasil.
“Sabemos das dificuldades envolvidas no processo, mas destacamos, na oportunidade, que a pandemia e os impactos para a educação trouxeram uma conjuntura excepcional, em cujo contexto se revela de extrema importância essa definição para a educação básica”, disse o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola. A apreciação do edital que prevê a implementação da tecnologia 5G no Brasil no Tribunal de Contas da União está prevista para o dia 18 de agosto.
Publicado em 28 de julho de 2021.