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atividades de articulação entre os atores e ♦ Técnicos verificadores: informados sobre
setores abrangidos. o alerta pelo supervisor institucional, ficam
responsáveis por realizar pesquisa e análise
♦ Supervisores institucionais: recebem os técnica junto às famílias para entender as
alertas sobre crianças e adolescentes fora causas da exclusão escolar daquela criança
da escola e fazem os encaminhamentos ou adolescente. Essa análise subsidia o
necessários para garantir a (re)matrícula supervisor institucional, que faz todos os
e a permanência na escola, bem como o encaminhamentos para o atendimento das
atendimento nos demais serviços públicos. meninas e meninos nos serviços públicos,
Idealmente, o Município deve indicar ao incluindo a escola.
menos um supervisor das três políticas
públicas básicas: um ligado à secretaria ♦ Agentes comunitários: identificam no
de educação; outro, à da saúde; e outro, à território a existência de criança ou adolescente
de assistência social. Esses profissionais excluído do ambiente escolar e emitem um
também devem acompanhar a criança e o alerta para os supervisores institucionais.
adolescente pelo período de um ano, após Os agentes comunitários são todos os
a (re)matrícula, para garantir que não haja profissionais, de qualquer política pública, que
novo abandono escolar. atuam em comunidades, no atendimento a
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