Page 42 - TodosNaEscola
P. 42
A estratégia, de forma geral, possui três grandes envolvendo todas a secretárias e órgãos
focos: a) inserir na escola as crianças e adolescentes públicos pertinentes;
ainda excluídos do sistema de ensino; b) resgatar
aqueles estudantes evadidos ou em risco de ♦ Gestor político: realiza a interlocução entre
evasão e abandono escolares, e c) encaminhá-los o prefeito e as demais secretarias e órgãos
para atendimento nos demais serviços públicos, participantes, com o objetivo de facilitar as
garantindo, dessa maneira, seus direitos integrais. ações intersetoriais;
São as equipes dos Municípios que atuam ♦ Coordenador operacional: responsável
diretamente na busca da criança ou adolescente pelo gerenciamento da estratégia;
à margem do sistema educacional, realizando pela formação e acompanhamento
os encaminhamentos necessários para a sua (re) dos profissionais envolvidos; pelo
inserção no ambiente escolar e nos serviços da acompanhamento do uso e alimentação
rede de proteção. Nos Municípios, a equipe e suas da plataforma; pela elaboração do plano
atribuições são: de ação e pela realização de levantamentos
periódicos das atividades, avaliando, junto
♦ Prefeito: é quem faz a adesão à estratégia com o gestor político, as metas e diretrizes
e a estabelece como prioridade para a gestão, conforme necessidade; dentre outras
42