Page 38 - TodosNaEscola
P. 38

artigo  8º,  passou  a  explicitar  a  importância  de  a                   Muitas vezes essa interlocução ocorre na mesma esfera

                  União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios                       de  governo:  quando  a  criança  ou  adolescente  que

                  organizarem seus respectivos sistemas de ensino                             não tem, ou perdeu, o vínculo com a escola necessita

                  em regime de colaboração.                                                   de uma vaga na rede municipal da sua região. Nesse

                                                                                              caso, cabe à secretaria municipal de educação ser

                  No  que  tange  a  ações  educacionais,  os  três  entes                    informada e agir para garantir sua matrícula. Outras

                  federativos  não  possuem  posições  hierarquizadas,                        vezes,  os  agentes  de  campo  identificam  meninos

                  mas  sim  papéis  diferentes  nesse  processo.  No  caso                    e  meninas  que  precisam  ser  matriculados  na  rede

                  da  Busca  Ativa  Escolar,  por  ser  uma  estratégia                       estadual, cabendo, assim, à secretaria estadual de

                  essencialmente  territorial  e  de  diálogo  com  a                         educação fazer os encaminhamentos necessários.

                  comunidade, tem muita força no Município, uma vez

                  que  a  equipe  vinculada  a  essa  esfera  de  governo  é                  O regime de colaboração garante, portanto, que

                  quem vai de fato mapear as crianças e adolescentes                          crianças e adolescentes venham a ter, de fato, sua

                  que se encontram fora da escola.                                            situação revertida com a garantia de acesso à escola,

                                                                                              independentemente da rede a que pertença.

                  Uma  vez  identificados,  é  preciso  uma  interlocução

                  ágil e precisa entre a equipe de campo e aqueles que,                       Os  benefícios  da  interlocução  entre  as  diferentes

                  efetivamente, podem (re)introduzi-los às salas de aula.                     esferas surgem também de outras formas. A secretaria





                                                                                                                                                            38
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43