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artigo 8º, passou a explicitar a importância de a Muitas vezes essa interlocução ocorre na mesma esfera
União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios de governo: quando a criança ou adolescente que
organizarem seus respectivos sistemas de ensino não tem, ou perdeu, o vínculo com a escola necessita
em regime de colaboração. de uma vaga na rede municipal da sua região. Nesse
caso, cabe à secretaria municipal de educação ser
No que tange a ações educacionais, os três entes informada e agir para garantir sua matrícula. Outras
federativos não possuem posições hierarquizadas, vezes, os agentes de campo identificam meninos
mas sim papéis diferentes nesse processo. No caso e meninas que precisam ser matriculados na rede
da Busca Ativa Escolar, por ser uma estratégia estadual, cabendo, assim, à secretaria estadual de
essencialmente territorial e de diálogo com a educação fazer os encaminhamentos necessários.
comunidade, tem muita força no Município, uma vez
que a equipe vinculada a essa esfera de governo é O regime de colaboração garante, portanto, que
quem vai de fato mapear as crianças e adolescentes crianças e adolescentes venham a ter, de fato, sua
que se encontram fora da escola. situação revertida com a garantia de acesso à escola,
independentemente da rede a que pertença.
Uma vez identificados, é preciso uma interlocução
ágil e precisa entre a equipe de campo e aqueles que, Os benefícios da interlocução entre as diferentes
efetivamente, podem (re)introduzi-los às salas de aula. esferas surgem também de outras formas. A secretaria
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