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Os  Tribunais  de  Contas  ainda  possuem  mais  uma                        altos índices de exclusão escolar, deverá priorizar a

                  função  primordial  nas  ações  de  busca  ativa:  a  de                    atuação extrajudicial, no âmbito coletivo, agindo de

                  induzir maior integração entre atores, por meio da                          forma articulada com as demais instituições, para

                  avaliação de seus sistemas de governança para a                             implementação da Busca Ativa Escolar, inclusive

                  detecção de omissões, duplicações e sobreposições                           durante as atividades educacionais não presenciais

                  nas  articulações  verticais  (entre  entes  federativos),                  e no retorno híbrido.

                  horizontais  (entre  os  setores  da  política)  e  com

                  outros  atores  públicos  e  privados  que  atuam  na                       Ante a obrigação legal     de  que  os  gestores
                                                                                                                                8
                  busca ativa escolar.                                                        realizem busca ativa desses estudantes, o Ministério

                                                                                              Público  deverá  primar  pela  identificação  das

                                                                                              causas do afastamento da escola e pelo fomento
                        6.1.2) A atuação do Ministério
                                                                                              à implementação de ações para enfrentamento
                        Público
                                                                                              dessa  problemática,  por  parte  dos  gestores  e  dos

                  Ao  Ministério  Público  incumbe  atuar,  judicial  e                       demais atores da rede de atendimento e da escola,

                  extrajudicialmente,  com  vistas  a  garantir  direitos                     sem olvidar o monitoramento dos resultados

                  fundamentais, como o direito humano à educação,                             e  a  atuação  jurídica  para  superação  das  causas

                  que enseja ter assegurados acesso, permanência e

                  aprendizagem.  Por  isso,  para  enfrentamento  dos                         8   Tema citado nas metas 1, 2, 3, 8 e 9 do PNE, especificamente nas
                                                                                              estratégias 1.15, 2.5, 3.9, 8.6 e 9.5.



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