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e privados capazes de contribuir com a resolução                            para superá-las de maneira intersetorial. Assim, não

                  do problema”   (TCE-RO; MPE-RO, 2021).                                      se trata de uma estratégia da educação, mas sim da
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                                                                                              gestão pública, uma vez que as causas da exclusão

                  Com o objetivo de enfrentar a exclusão escolar no                           são multidimensionais, exigindo a atuação de toda

                  Brasil, o UNICEF, em parceria com a Undime e com                            a rede de proteção e não só da escola. A Busca Ativa

                  o apoio do Congemas e do Conasems, elaborou a                               Escolar  ajuda  a  concretizar  o  Sistema  de  Garantia

                  Busca  Ativa  Escolar, uma  estratégia  composta                            de  Direitos,  preconizado  no  Estatuto  da  Criança  e

                  por uma metodologia social e uma ferramenta                                 do Adolescente (ECA). Por isso, ela vai muito além

                  tecnológica gratuitas aos Municípios e Estados.                             dos muros da escola.

                  Seu objetivo é apoiar os governos na identificação,

                  no registro, no controle e no acompanhamento de                             A plataforma tecnológica, disponibilizada pela

                  crianças  e  adolescentes  que  estão  fora  da  escola                     estratégia, oferece ao ente público um espaço para

                  ou em risco de evasão, por meio do fortalecimento                           a gestão de informações relativas à implementação

                  da  rede  de  proteção.  A  estratégia  tem  como  foco                     e facilita a interlocução entre os diferentes atores

                  identificar  as  causas  da  exclusão  escolar  e  atuar                    intersetoriais, nas diferentes etapas de atuação,

                                                                                              que envolvem desde “a identificação de uma criança

                                                                                              ou  adolescente  fora  da  escola  até  a  tomada  das
                  3  Extraído  do  Plano  de  Trabalho  –  Busca  Ativa  Escolar,  elaborado  pelo  TCE-RO  e
                  pelo  MPE-RO,  que  tem  como  objeto  definir  ações  estratégicas  e  responsabilidades
                  compartilhadas pelos dois órgãos, visando a aprimorar o controle externo das políticas   providências necessárias para seu encaminhamento
                  públicas de busca ativa estadual e municipais para enfrentar o abandono, a evasão e
                  a exclusão escolar.


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