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Diferente da demanda manifesta, também citada A partir da articulação intersetorial, do engajamento
nas estratégias do PNE e que depende dos pais, da população, do diálogo com as famílias e com
mães ou responsáveis procurarem as instituições de a comunidade e do envolvimento das escolas, é
ensino para registrar interesse por vaga na escola, possível alcançar êxito no grande desafio de reverter
a busca ativa induz o Estado a procurar o cidadão a situação de 5,1 milhões crianças e adolescentes
proativamente, em vez de esperar passivamente que tiveram o direito à educação negado em 2020
que os mais necessitados o acionem. Consegue, (Pnad Covid-19 / IBGE, de nov. 2020).
assim, alcançar “a população considerada invisível,
aquela que não acessa serviços públicos e vive fora Cada Estado e Município, a partir da realidade e
de qualquer rede de proteção social”, por vezes das estruturas disponíveis em seu território, tem
em razão de “ausência de documentação civil, autonomia e discricionariedade para elaborar seus
migrações constantes, residência em territórios próprios modelos de busca ativa. Há, por exemplo,
conflagrados, pertencimento a populações aqueles que usam algoritmos para identificar os
estudantes em situação de risco de abandono escolar;
tradicionais que habitam áreas isoladas ou distantes,
outros que acompanham a frequência do estudante
pertencimento a segmentos socialmente excluídos,
pelos controles adotados pelos professores, com
desconhecimento de seus direitos, entre outros” .
2
a própria equipe escolar criando mecanismos de
comunicação com as famílias e acionando, quando
2 Informação extraída do site do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de
Desenvolvimento Social – Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema
Pobreza (http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas-old/secretaria- necessário, o conselho tutelar e o Ministério Público.
extraordinaria-para-superacao-da-extrema-pobreza).
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