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Diferente  da  demanda  manifesta,  também  citada                          A partir da articulação intersetorial, do engajamento

                  nas  estratégias  do  PNE  e  que  depende  dos  pais,                      da  população,  do  diálogo  com  as  famílias  e  com

                  mães ou responsáveis procurarem as instituições de                          a  comunidade  e  do  envolvimento  das  escolas,  é

                  ensino para registrar interesse por vaga na escola,                         possível alcançar êxito no grande desafio de reverter

                  a busca ativa induz o Estado a procurar o cidadão                           a  situação  de  5,1  milhões  crianças  e  adolescentes

                  proativamente, em vez de esperar passivamente                               que tiveram o direito à educação negado em 2020

                  que  os  mais  necessitados  o  acionem.  Consegue,                         (Pnad Covid-19 / IBGE, de nov. 2020).

                  assim, alcançar “a população considerada invisível,

                  aquela que não acessa serviços públicos e vive fora                         Cada  Estado  e  Município,  a  partir  da  realidade  e

                  de  qualquer  rede  de  proteção  social”,  por  vezes                      das  estruturas  disponíveis  em  seu  território,  tem

                  em  razão de  “ausência  de documentação  civil,                            autonomia e discricionariedade para elaborar seus

                  migrações constantes, residência em territórios                             próprios modelos de busca ativa. Há, por exemplo,

                  conflagrados,         pertencimento            a     populações             aqueles  que  usam  algoritmos  para  identificar  os
                                                                                              estudantes em situação de risco de abandono escolar;
                  tradicionais que habitam áreas isoladas ou distantes,
                                                                                              outros que acompanham a frequência do estudante
                  pertencimento a segmentos socialmente excluídos,
                                                                                              pelos controles adotados pelos professores, com
                  desconhecimento de seus direitos, entre outros” .
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                                                                                              a  própria  equipe  escolar  criando  mecanismos  de
                                                                                              comunicação com as famílias e acionando, quando
                  2   Informação  extraída  do  site  do  Ministério  da  Cidadania,  Secretaria  Especial  de
                  Desenvolvimento  Social  –  Secretaria  Extraordinária  para  Superação  da  Extrema
                  Pobreza   (http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas-old/secretaria-  necessário, o conselho tutelar e o Ministério Público.
                  extraordinaria-para-superacao-da-extrema-pobreza).


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