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A  exclusão  escolar  impacta  principalmente  os  que                      são a maioria dentre os excluídos da escola durante

        vivem em situações de vulnerabilidade, geralmente em                        o ano letivo de 2020.

        áreas rurais e que não têm acesso a serviços públicos.

        Conforme apresentado pelo UNICEF e CENPEC (2021),                           São  necessárias  ações  afirmativas  tomadas  pelo

        “as crianças entre 6 e 10 anos vivendo em áreas rurais                      Poder  Público  para  alcançar  aquelas  crianças  e

        das regiões Norte e Nordeste são as mais atingidas                          adolescentes considerados ‘invisíveis’. Uma delas é

        pela exclusão escolar durante a pandemia em 2020.                           a  realização  da  busca  ativa,  estratégia  descrita  no

        A precariedade das condições de vida nessas regiões,                        PNE para a universalização do ensino e que coloca

        em especial nas áreas mais isoladas, informa sobre a                        os  Estados  e  Municípios  como  protagonistas  no

        urgência de se organizarem iniciativas que permitam                         enfrentamento da exclusão escolar.

        romper com a falta de acessos.”

                                                                                    O mecanismo da busca ativa objetiva identificar as

        O estudo realizou análises segmentadas por renda,                           crianças  e  os  adolescentes  que  não  frequentam  a

        raça/cor,  gênero  e  regiões  geográficas,  o  que                         escola,  seja  porque  ainda  não  foram  inseridos  no

        permitiu  identificar  que  a  pandemia  afetou  de                         sistema de ensino, seja porque perderam o vínculo

        forma diferente os diversos estratos. Um dos recortes                       em algum momento. Ainda, visa a monitorar e atuar

        do  levantamento  evidenciou,  por  exemplo,  que                           preventivamente no caso de estudantes em risco

        crianças e adolescentes pretos, pardos e indígenas                          de abandono ou evasão escolar.





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