Page 15 - TodosNaEscola
P. 15
A exclusão escolar impacta principalmente os que são a maioria dentre os excluídos da escola durante
vivem em situações de vulnerabilidade, geralmente em o ano letivo de 2020.
áreas rurais e que não têm acesso a serviços públicos.
Conforme apresentado pelo UNICEF e CENPEC (2021), São necessárias ações afirmativas tomadas pelo
“as crianças entre 6 e 10 anos vivendo em áreas rurais Poder Público para alcançar aquelas crianças e
das regiões Norte e Nordeste são as mais atingidas adolescentes considerados ‘invisíveis’. Uma delas é
pela exclusão escolar durante a pandemia em 2020. a realização da busca ativa, estratégia descrita no
A precariedade das condições de vida nessas regiões, PNE para a universalização do ensino e que coloca
em especial nas áreas mais isoladas, informa sobre a os Estados e Municípios como protagonistas no
urgência de se organizarem iniciativas que permitam enfrentamento da exclusão escolar.
romper com a falta de acessos.”
O mecanismo da busca ativa objetiva identificar as
O estudo realizou análises segmentadas por renda, crianças e os adolescentes que não frequentam a
raça/cor, gênero e regiões geográficas, o que escola, seja porque ainda não foram inseridos no
permitiu identificar que a pandemia afetou de sistema de ensino, seja porque perderam o vínculo
forma diferente os diversos estratos. Um dos recortes em algum momento. Ainda, visa a monitorar e atuar
do levantamento evidenciou, por exemplo, que preventivamente no caso de estudantes em risco
crianças e adolescentes pretos, pardos e indígenas de abandono ou evasão escolar.
15